segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

P.33-Avenida Geraldo Magela Machado


Geraldo Magela Machado
Arquivo Jafran-Aminadab/MS

O tempo passa ... o exemplo fica. 
“De volta, novamente, ao Passado”
Geraldo Magela Machado, filho do Farmacêutico Antônio Caetano Machado e D. Marieta de Assis Machado, natural de Tocantins-MG, nasceu em 07/07/1911.
Casou-se com D. Rosina Paschoalino Machado e deste matrimônio nasceram sete filhos: Pedro Antônio, Maria Marieta, Ângela Rosa, Geraldo Magela, Francisco José, Sérgio Luís e Paulo Roberto.
Pessoa popular e dedicada em tudo que fazia. Quando jovem era destaque social, dançarino, carnavalesco, sempre presente nas famosas “cavalhadas”. Gostava de esporte, tendo atuado como goleiro de futebol. De coração bondoso e alto espírito humanitário, amparava a classe pobre e se preocupava com o sofrimento daqueles que necessitavam de solidariedade e proteção. Sua vida continua sendo belo exemplo de honestidade e honradez.
O Sr. Geraldo Magela foi vereador e tinha intensa participação na vida política do município, destacando-se nas realizações em benefício do bem comum. Sabia respeitar a diversidade de opiniões e por muitas vezes, em tom sereno e conciliador, foi mediador na pacificação política em situações de conflito.
Entre as funções em sua trajetória de vida, destacam-se: Fundador do Rotary Club Tocantins, sendo presidente por quatro gestões, onde se realizaram vários projetos e campanhas em prol da comunidade, implantando o Interact Club, já preocupado com os caminhos da juventude; Presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Itararé; Presidente de Conferência da Sociedade São Vicente de Paulo; Presidente do MOBRAL, sempre preocupado com a alfabetização popular.
Católico fervoroso, teve como orientação de vida, os princípios religiosos e exemplos herdados de sua família.
Foi agraciado por várias vezes e por diversas entidades, como reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade.
Sua vida profissional teve início como vendedor e dentista prático ambulante, percorrendo toda a Mata Mineira, a cavalo, aliviando a dor de muitas pessoas. Durante suas viagens, encontrava com hansenianos e os encaminhava à Colônia Padre Damião, sendo que muitas das vezes os transportava no próprio animal. Tempos depois foi trabalhar ali como Auxiliar de Escritório, ocupando depois o cargo de Administrador. Com as reformulações governamentais introduzidas posteriormente, tornou-se Gerente Hospitalar, quando prestou grandes serviços aos Damianenses. 
Depoimentos confirmam que, muitas vezes, se deslocava de Tocantins à Colônia, a pé, para trabalhar, tal era a escassez de transporte e a necessidade urgente de resolver os muitos problemas inerentes à função. Foram muitos os desafios!
Era amado e respeitado por toda a Comunidade. Em todos os seus aniversários, residindo na própria Colônia ou em Tocantins, recebia em sua casa internos e amigos para a tradicional alvorada com banda de música, fogos de artifício e uma completa culinária.
Dedicou 36 anos e seis meses aos internos e amigos da Colônia Padre Damião e faleceu em 03/06/1979, após ter adoecido, ali trabalhando, em um domingo. (*)
(*Texto editado do Informativo da Colônia Padre Damião - Pág.3 / Dezembro 2006)
| | |
RESGATANDO PEDAÇOS DA HISTÓRIA
13/dezembro/2018
Na comemoração dos 73 anos da Colônia Padre Damião, um dos ítens da programação foi a colocação da placa “Avenida Dr. Heitor Peixoto Toledo”, conforme denominação dada pela Lei Municipal Nº 3.893, de 16/07/2010. A avenida tem início no Trevo da Rodovia Ubá-Tocantins, passa pelo Trevo de acesso ao Povoado Boa Vista, corta toda a extensão das terras da Colônia até entrada do Povoado São Domingos, interligando toda a área. A homenagem foi tema de postagem desse blog em 29/07/2010 com o título "Um sonho na avenida”.
De volta ao passado, foi recolocada a placa “Avenida Geraldo Magela Machado” em seu local de origem, respeitando assim a denominação escolhida por Dr. Heitor em homenagem de 1968. Coincidentemente, referida placa está fixada em espaço ao lado do Memorial Dr. Heitor Peixoto Toledo, inaugurado em 2011, ano do Centenário de seu nascimento. Centenário, aliás, dos dois amigos e companheiros de trabalho, Diretor e Gerente Hospitalar, ambos nascidos em 1911.
| | |

Nenhum comentário:

Postar um comentário